Eleições de novo na Áustria?

Um ano de renúncia do ex-Kanzler Sebastian Kurz, a política austríaca segue nervosa

Um ano após a renúncia do ex-Primeiro-Ministro Sebastian Kurz (OVP), a cena política austríaca volta a ser sacudida.

O antigo colaborador de Kurz, Thomas Schmid tenta um acordo de Delação Premiada junto a Ministério Público, para diminuir a pena. A notícia caiu como bomba no cenário político que vinha tranquilo, mesmo com a alta da inflação, por conta da guerra na Ucrânia.

Foram divulgadas mais conversas onde o Senhor Schmid confirma a manipulação de pesquisas de intenção a favor de Sebastian Kurz, para as eleições de 2017. Essas eleições resultou na vitória do OVP e na coalizão com o partido da ultradireita, o FPO

Outra denúncia é relacionada ao favorecimento de empresário poderosos como Rene Benko ou Sigi Wolf para diminuir a carga tributária. Ambos apoiadores de ex-Kanzler Sebastian Kurz.

Quais são as consequências?

Do ponto de vista jurídico, uma acusação precisa ser investigada e pode demorar meses ou até mesmo anos para ser averiguada. A grande pergunta que fica no ar são as consequências políticas.

Além de citar Sebastian Kurz, Schmid também cita o Presidente do parlamento austríaco, Wolfgang Sobotka (OVP), especialmente no favorecimento tributário de sua fundação, Aloick-Mock-Stiftung.

Vale lembrar que Thomas Schmid foi o Vice-Ministro do Ministério das Financas e permitiu o uso do dinheiro desse ministério para o financiamento de pesquisas manipuladas para as eleicoes parlamentárias de 2017. Logo em seguida, ele foi nomeado como Presidente da OBAG, uma holding de capital misto, que possui o mesmo peso da Petrobrás.

O Presidente Alexander Van der Belle se pronunciou sobre o tema exigindo que o governo tome providências, em outras palavras exigindo a renúncia de Wolgang Sobotka. Ele deu uma entrevista ao principal canal da Áustria, o ORF, afirmando que não renunciará.

Eleições Parlamentárias

Nos últimas dias, líderes da oposição vem se pronunciando sobre possíveis novas eleições parlamentárias. Mas, a coisa não é tão simples assim. Há pouco mais de 10 dias houve a eleição presidencial, onde Alexander Van der Belle foi reeleito. Mais sobre o assunto leia aqui.

Eleições representam custo e sobretudo uma instabilidade que os austríacos não querem nesse momento, onde a inflação afeta o bolso de milhares de austríacos. Isso exigiu que o governo desse subsídios para amenizar os impactos.

Por outro lado, a medida que o tempo passa, mais detalhes sobre as acusações de Thomas Schmid aparecerão na imprensa austríaca trazendo mais desgaste para o governo. Qual a saída? Difícl de prever. A DricaRibas estará de olho nessa história.

Últimos Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.