A questão das malas em Guarulhos

Fico muito feliz que Jeanne Paoline e Kátyna Baía finalmente saíram da cadeia e que ficou provado que as malas foram trocadas em Guarulhos e que não era elas que estavam transportando drogas. Estar preso em um país estrangeiro injustamente é terrível.

Eu gostaria de aproveitar o caso e contar a minha experência com malas. São anos atravessando o Atlântico, seja para ir para o Brasil ou seja para voltar da Europa.

Eu me lembro de uma viagem de São Paulo para Paris onde havia um grupo de bolivianos entre os passageiros. Não saberia precisar quantos haviam, mas era algo em torno de trinta ou quarenta. Assim que o avião pousou, ele parou muito longe do desembarque e tivemos que descer do avião ali mesmo, quase no meio do nada. Com um ônibus chegamos a plataforma de desembarque. Todos desse grupo de bolivianos foram detidos pela polícia francesa.

Anos mais tarde, dessa vez era um voo entre Rio de Janeiro e Frankfurt, no mesmo aeroporto que as brasileiras foram presas. Assim que saímos do avião, a polícia alemã estava armada com metralhadoras. Antes mesmo do controle de imigração, todos que saíam do avião já eram controlados aí.

Conto isso para que saibam que chegando em algum aeroporto na Europa, você pode encontrar todos os tipos de controle. Não se assustem!

Como proteger as malas?

Ao longo dessas idas e vindas, eu já colecionei vários aborrecimentos relacionados com malas. Seja mala aberta, mala roubada ou mala desaparecida. Com isso, eu compartilho algumas dicas para vocês:

  • Nunca viaje com mala cara ou de marca. Ela será a primeira a ser roubada. O ideal é uma mala boa, já usada para não chamar a atenção;
  • Sempre coloque um cadeado, de preferência comprado em lojas de ferragem. Cadeados esses de viagem, esses são abertos facilmente;
  • Sempre coloquem alguma proteção extra, como por exemplo, esses plásticos para enrolar mala. Há também uma espécie de “roupa” para mala que também é útil. Isso dificulta o roubo e facilita na identificação;
  • Sempre escolha cores estravagantes para mala. Assim que ela entra no carrosel, você já sabe que se trata da sua mala;
  • E por último e mais valiosa dica: fotografe a sua mala já com a etiqueta de embarque. Com a foto mostra-se a data e como a mala está de fato antes de ser despachada. Quem sabe isso, teria evitado que as meninas tivessem sido presas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.