Desfile das Escolas de Samba ou Carnaval de Rua?

A imagem do Brasil está diretamente relacionada com o carnaval carioca através do desfile das escolas de samba. O filme mais conhecido que retrata o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, ainda na rua na década de 50 foi Orfeu Negro, uma produção ítala-franco-brasileira de Marcel Camus onde retrata a história da mitologia grega entre Eurídece e e Orfeu, história adaptada de Vinicius de Moraes. O filme completo, você pode assistir aqui.

Anos depois começaram a transmissão dos desfiles das escolas de samba cariocas cujo o ponto máximo foi a construção do Sambódromo, em 1984. A partir daí, o processo comerzialização matou o carnaval de rua do Rio. Todos queriam estar no sambódromo, seja para participar dos desfiles ou para assisti-los.

Para a participação das escolas de samba nos desfiles no Sambódromo, há uma preparação por parte das escola que demanda meses antes do desfile. Primeiro pelo enredo que será tratado e logo em seguida dos recursos para a elaboração dos desfiles. Isso inclui fantasias, para pelo menos três mil pessoas, além de carros alegóricos e apetrechos. Exatamente, uma escola de samba possui na média três mil integrantes.

Para os membros das escolas, as fantasias são gratuitas ou terão um custo mínimo. Eu observei que no Instagram, as escolas de samba em seus perfis vendiam fantasias que sobraram. Mas, aí vem o desafio: Como colocar esses participantes para participar da evolução e brincar o seu carnaval ao mesmo tempo?

Mas, a espontaniedade de se brincar carnaval falou mais alto e ao longo da década de 2000, os blocos carnavalescos voltaram com toda força. Afinal de contas, tem coisa melhor do que vc brincar carnaval com a sua própria fantasia?

A visão do telespectador

Assistir os desfiles nas arquibancadas de cimento do sambódromo é super desconfortável. Muitos levam uma espécie de almofadinha e quando chove, o que aliás é de praxe no verão, milhares de sombrinhas dificultam a visão.

Os mais sortudos podem assistir nos camarotes, mas isso são para os ricos. Mesmo assim há um ponto importante a salientar: para curtir o desfile é necessário entender o que cada escola conta em seu enredo. Passar horas a fio, somente escutando o bater dos tambores para leigos pode ser incomodante.

Um grande Open Air

Claro que para a visão do folião é mais gostoso se espaldar pelas ruas, sem regras ou coreografias para serem executadas. A espontaniedade fascina, como a criatividade dos foliões de rua. Muitos se utilizam das fantasias para fazerem críticas políticas ao governo da vez.

Mesmo com as dificuldades de existir um desfile das escolas de samba nas arquibancadas, ver as escolas ao vivo é algo mágico. Cada escola apresenta um enredo e ele é contado através de alegorias, carros alegóricos. A mistura de pessoas fantasiadas, cores e o balanço contagiante do samba é um sentimento que somente uma pessoa que esteve no sambódromo pode sentir.

Assistir ao vivo tem a vantagem de se deixar empolgar com a bateria das escolas de samba, de querer dançar imediatamente, mesmo que as condições para os espectadores sejam muito ruins.

Antigamente, a Rede Globo transmitia os desfiles ao vivo e depois passava um compacto na tarde do dia seguinte. Agora nas redes sociais, há possibilidade das escolas de samba de colocarem seus desfiles ao vivo para o seus seguidores nas redes sociais e acompanhar daí.

Para concluir essa breve reflexão, a pergunta desse texto fica difícil uma única resposta. Eu estive três vezes no sambódromo e recomendo. Se você for um apreciador do desfile e quer entender cada desfile com detalhes, quem sabe assistir da televisão ou pela internet seja a melhor alternativa.

Carnaval de rua e seus contras atuais

Agora, se você quer curtir o carnaval, a melhor alternativa com certeza é o carnaval de rua. Aí você pode ir com a fantasia que você compra ou até improvisa e pode dançar e curtir o tanto que você quiser.

O que eu observei, especialmente nos últimos anos é o aumento consideravel do número de furtos, especialmente de celulares. Todo mundo quer tirar uma foto ou fazer um vídeo para postar em suas redes sociais.

Outro contra são as chuvas. Isso pode melar o seu divertimento no bloco de rua, especialmente se a chuva for forte e vier com uma enxurrada. Fotos e vídeos do carnaval de rua de São Paulo mostrou a enxurrada levando foliões e banheiros químicos. Nada fácil.

Posts recentes

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.