O preço da energia está nas alturas . Ele é o grande vilão da inflação na Áustria bem como na Europa.
De acordo com a Agência de Energia da Áustria – Österreichische Energie Agentur houve um aumento de 42,4% de aumento em relação ao ano passado, o ano de 2021.
Quando se fala do aumento do preço da energia, isso significa um conjunto de recursos para gerar energia que encareceu nos últimos meses e parte deles derivados do petróleo como gasolina e diesel.
Aqui na Áustria, como na Alemanha também se utiliza a expressão “Heizöl”. Esse um tipo de óleo que se utiliza especialmente para aquecer as casas. E foi esse que teve um aumento exorbitante de 118,5%. E isso se dá por conta da guerra na Ucrânia. Mais sobre o assunto, clique aqui.
Logo em seguida vem o gás. Esse teve um aumento de 73,1%. Há ainda vários lares no país alpino que são aquecidos com gás. A Áustria é muito dependente do gás da Rússia, chegando até a 80%. Mais sobre o assunto leia aqui.
Em Viena, muitos lares são aquecidos com o Fernwärme, sistema que utiliza a queima do lixo. Mesmo não sendo independente da energia russa, esse teve um aumento de 12,2%.
Ser independente da energia dos fósseis
O grande desafio será encontrar formas de energia que não dependam do gás, do carvão e dos fósseis como petróleo. E isso não é uma discussão nova.
A cada inverno discute-se formas de tornar a produção de energia mais eficiente e menos poluente.
A guerra na Ucrânia expôs a dependência da Europa com o gás russo e petróleo. Claro que isso depende de cada país europeu.
Muitos políticos aproveitaram do preço relativo barato da energia russa, seja gás ou petróleo e não avaliaram as questões políticas.
Agora, por conta da dependência, especialmente do gás russo, não é possível encontrar soluções rápidas para encontrar outras formas de energia.
Especialistas acreditam que para o próximo inverno será necessário diminuir de um ou dois graus do aquecimento para economizar com a energia. Problemático será para a indústria, ainda mais dependente do gás russo.
O que fazer para economizar?
A primeira coisa é verificar as condições das janelas de seu apartamento ou casa. Se não vedam como deveria e se você é propietário, considere em trocar as janelas.
É um custo alto, mas pense na economia a longo prazo. A guerra na Ucrânia pode até alguns demorar anos para acabar.
Depois vem a questão do carro. Se você vive em um centro urbano, seja na Áustria ou na Alemanha, considere utilizar a bicicleta como meio de transporte ou utilizar o transporte público.
E por fim, a famosa pechincha. Pesquisar para ver onde você pode comprar mais barato. E não fique grilado. Todos estão pechichando, afinal de contas, dinheiro não dá em árvore e a inflação por conta da guerra na Ucrânia vai nos acompanhar por muito tempo.