Olimpíadas de Inverno em Pequim

Para os brasileiros parece algo do outro planeta assistir as competições das Olimpíadas de Inverno, em Pequim. A Olimpíada começou no 4 e irá até 20 de fevereiro. Afinal de contas, não possuímos um inverno com neve e estamos em pleno verão.

Mas, aqui é uma verdadeira sensação, afinal de contas, a Áustria é a pátria de esqui. E a equipe olímpica está indo bastante bem. Até agora são 12 medalhas.

Ainda pouco ganhou, a equipe austríaca ganhou mais uma medalha de ouro. Foi o esquiador Johannes Strolz no esqui alpino. Ele ficou em primeiro lugar por questões de segundos, na frente do norueguês Aleksander Aamodt Kilde.

Outra sensação foi o esquiador Mathias Mayer. Ele ganhou medalha de ouro na modalidade Super G – Super Giant Slalom. Mathias é o esquiador mais bem sucedido de todos os tempos. Ele ganhou também medalha de ouro nas Olimpíadas em Sotschi, na Rússia, em 2014 e Pyeongchang, na Coréia do Sul, em 2018.

Por que o esqui como esporte nacional?

O esqui é o esporte da nação por conta da geografia do país. Tirando Viena, que se encontra ao lado Danúbio e sem montanhas, o resto do país está gravado nos alpes.

E no inverno, o país inteiro faz esqui, especialmente nos alpes. As crianças aprendem esqui nas escolas. Os esquiadores profissionais são treinados desde de crianças.

A maioria começa a esquiar com 4 ou 5 anos. Essa é a razão pela qual, estrangeiros, especialmente os de países tropicais têm muita dificuldades para praticar o esporte.

Entre censura e cercas

As Olimpíadas em Pequim tem sido observada com preocupação pelos europeus, por parte dos direitos humanos. Jornalistas europeus e atletas relatam que não há contato com a população local. No local onde as competições acontecem, há cercas gigantes.

O governo chinês alega com a política zero com o vírus da Covid19. Muitos atletas não conseguiram viajar por contas das regras super rígidas. Uma delas é apresentar dois testes negativos de PCR.

A viagem para os jogos olímpicos somente é possível através voôs fretados. No caso da equipe austríaca, o vôo foi através de Paris com a equipe francesa.

A parte da tolerância zero com o vírus, o governo chinês tem sido criticado por reprimir minorias, especialmente na região de Xinjiang, no noroeste da China.

Também ficou conhecido o caso da tenista chinesa, Peng Shuai que desapareceu quando ela iria acusar um antigo Primeiro-Ministro por abuso sexual. O governo chinês alega que ela está bem, mas ela mesmo falar com a imprensa, ainda não foi possível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.