Ontem 1º de fevereiro, o acampamento protesto que se encontrava na construção da Stadtstraße Aspern, no 22º Distrito de Viena, no Donaustadt foi retirado. Fazia cinco meses que esse acampamento estava aí . O objetivo era bloquear a construção de uma estrada que será a ligacão do Seestadt com o sistema de estradas da cidade de Viena. Caso essa estrada não seja construída, o Seestadt, esse novo bairro no Donaustadt, no 22º distrito estará isolado.
O que levou a essa situação? No ano passado a Ministra do Meio Ambiente, Leonore Gewessler, do partido verde, Grüne, bloqueou a contrução do túnel do Lobau. O Lobau é um Parque Nacional que se encontra na divisa de Viena com o estado da Baixa-Áustria. Mais detalhes aqui.
A decisão foi baseada em estudo da Asfinag, empresa que constrói e administra as estradas na Áustria. Mas, a Stadtstraße Aspern não foi proibida de ser construída. A cidade de Viena alega que essa estrada deve ser construída para que bairro Aspern não fique isolado.
Está prevista o prolongamento do metrô até aí. Também discutiu-se a construção de bondes para facilitar a conexão com o bairro. Mas, por conta do terreno e do tamanho desse distrito, um maiores de Viena, não é possível. São 60 mil novos apartamentos que precisam de alguma conexão com a cidade e com o sistema de estradas.
Politicagem ou ideologia?
A queda de braço com o SPÖ, os sociais-democratas e os verdes, Grüne é bem antiga. Foram parceiros de coalizão na cidade de Viena, 10 anos. Em 2020, com as eleições para o Câmara Legislativa, SPÖ resolveu fazer coalizão com os Neos, os liberais.
Além do desgaste da coalizão, houve também atritos com o governo federal, o qual os verdes fazem coalizão com o os conservadores, ÖVP.
Analistas políticos afirmam que a bandeira do Meio Ambiente se tornou uma espécie de salva-vidas para os verdes. Especialmente, depois do desgaste que o partido vem sofrendo, com a série de escândalos de corrupção envolvendo o governo atual.
O acampamento protesto que foi retirado ontem, não tem necessariamente a ver com a estrada em si, mas com o Lobau. Esse assunto é usado, sobretudo para dividir a sociedade vienense. Faz 20 anos que a DricaRibas vive aqui e faz vinte anos que se discute, usando sobretudo, argumentos emocionais.
Toda a ação de ontem foi filmada e devidamente registrada nas redes sociais, serve em especial, para aquecer a militância. Mas, o que faltou e ainda falta uma discussão clara de como desenvolver a cidade, sem ideologismos ou politicagem.
Os partidos na Áustria
Para aqueles que querem conhecer os partidos que possuem assento no parlamento austríaco:
ÖVP – Österreich Volks Partei , Partido do Povo da Áustria | Conservadores |
SPÖ – Sozialdemokratische Partei Österreich, Partido Social-Democrata da Áustria | Social-Democratas |
Neos | Os liberais |
FPÖ – Freiheit Partei Österreich, Partido da Liberdade da Áustria | Ultradireita |
Grüne, o Partido Verde | Ecologistas |