Vacinação Obrigatória contra a Covid19 é lei na Áustria

A partir do 1º de fevereiro, a vacinação contra a Covid19 na Áustria será obrigatória. Mas, as multas só comecarão a serem aplicadas na metade de março. Ao mesmo tempo, já a partir do 5 de fevereiro começarão outras flexibilizações das regras da Covid19.

A primeira delas é o fechamento da gastronomia que poderá está com portas abertas até meia-noite. Mais para frente, no 12 de fevereiro a regra 2G, Geimpft (vacinados) ou Genesen (recuperados de uma infeccção de Covid19) vai cair para a entrada de lojas ou restaurantes. E no 19 de fevereiro voltará valer a regra 3G, em outras palavras, vai incluir o Getestet (testado negativo para o vírus da Covid19).

Isso acaba gerando uma confusão muito grande na população. Como pode uma pessoa ser controlada para a vacinação obrigatória e ao mesmo tempo, uma pessoa não vacinada pode seguir sendo testada na regra 3G?

Essa é a pergunta que muitos se fazem aqui. Por outro lado, todos os controles e pressões fizeram efeito. De acordo com o Ministério da Sáude, somente 17% da população adulta não é vacinada. É uma boa notícia e que alivia os hospitais, especialmente em plena onda de infecções da variante Ômicron.

Número alto de casos, mas sintomas leves

A variante Ômicron mostra o seu potencial infeccioso. Atualmente na Áustria há uma faixa de 20 a 25 mil casos de Covid19 por dia. Em outros países europeus passam pelo mesmo fenômeno. Países com boa taxa de vacinação estão conseguindo passar bem pela essa onda de infecção de Ômicron.

Mesmo que o número de casos seja bem alto, o número de pessoas hospitalizadas é baixo. Atualmente são 1.373 pessoas hospitalizadas em todo país, nas enfermarias e somente 175 encontram-se nas Unidades de Terapia Intensiva. Os dados são do ORF.

Semana de Esqui

Do dia 7 ao 12 de fevereiro é a semana de esqui no país alpino. Para os estados do oeste que vivem exclusivamente de turismo de inverno, como Vorarlberg ou Tirol, essa flexibilização das medidas da Covid19 são muito bem-vindas. Uma oportunidade para o setor do turismo que foi duramente atingido pela Pandemia, conseguir administrar os prejuízos.

Um alívio para a população que passou meses “trancada” por conta das medidas de contenção da Covid19. A pergunta que fica é se com a Ômicron, a Pandemia finalmente acabará. Nesse ponto, alguns especialistas acreditam que sim. Outros são mais cautelosos. Estamos em um laboratório ao céu aberto! Uma coisa é certa: estar vacinado significa não parar em uma UTI.

Conheça os meus ebooks clicando aqui.

Posts recentes

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.