Olaf Scholz, Novo Kanzler na Alemanha

Chega o fim a era de Angela Merkel (Union) depois de 16 anos como Kanzlerin na Alemanha. Depois de dois meses de negociações entre os futuros parceiros de coalizão, os Grünen, Verdes e os Liberais, FDP, Olaf Scholz (SPD) poderá ser finalmente o novo Kanzler da Alemanha. Para isso, haverá hoje, 8 de dezembro uma eleição, entre os deputados. Mais detalhes, clique aqui.

De acordo com a constituição alemã, Scholz para ser declarado “Kanzler” precisa de uma maioria “Kanzlermehrheit” de 369 votos no parlamento. Com os votos do SPD, Grünen e FDP, Scholz conseguirá 416 votos dos 736 parlamentares do Parlamento Alemão.

O que esperar do novo governo?

O que foi apresentado no contrato de coalizão é bem ambicioso, com o objetivo de trocar as formas de produção de energia, especialmente a retirada do CO2, até 2030. Também estará de olho em uma necessidade da população alemã, com a acessibilidade à moradia, com a construção de apartamentos.

O seu futuro Ministro das Finanças, Christian Lindner (FDP) prometeu não haver nenhum aumento de impostos e que parte virá na iniciativa privada. Outro ponto que ficou intocado, é o limite de velocidade nas estradas alemãs, o que não virá.

Outro grande desafio para Scholz será substituir uma pessoa tão carismática como Angela Merkel. De acordo com jornalistas alemães, o ponto em comum é que ambos são extremamente tímidos, uma espécie de nova “variante” da Merkel. Apresentou-se para o público alemão, como uma pessoa normal.

Olaf Scholz foi Ministro das Finanças do governo de Angela Merkel, em outras palavras, um rosto conhecido do público alemão. Quando houve as enchentes em Nordrheim-West-Fallen, ele foi pessoalmente falar com as vítimas e prometer ajuda financeira, tudo documentado pela imprensa e pela equipe de campanha do SPD.

O grande desafio será a crise da Covid19. A situação do vírus na Alemanha não é uma das melhores. De acordo com Robert Koch Institut, na últimas 24 horas são 69.601 casos de Covid19 e 527 mortos. O governo de transição colocou a regra 2G* e pede para os alemães reduzirem o contato social, o que em tempos de festas de fim de ano é um grade desafio.

A relação com a Áustria

Muitos especialistas prevêm uma efeito político enorme no país alpino. Alemanha é o principal parceiro parceiro econômico da Áustria e principal destino turístico para os alemães.

As relações entre o antigo Kanzler Sebastian Kurz (ÖVP) e Angela Merkel (Union) não era uma das melhores. Enquanto Frau Merkel aceitou o desafio de trazer milhares de refugiados da Síria para a Alemanha, Herr Kuz se utilizou dos refugiados para ganhar eleições, o que efetivamente ocorreu.

Com denúncias de corrupção, Herr Kurz se retirou da política austríaca. Mais sobre o tema clique aqui Seu sucessor, Karl Nehammer terá a díficil missão de tirar o partido conservador da crise e tentar evitar na Áustria, uma possível “Ampelkoalition” entre o SPÖ, Grünen e Neos, que corresponderiam aos liberais no país alpino.

Regra 2G: Significa a entrada em eventos sociais, esportivos, de pessoas vacinadas (Geimpft) ou pessoas recuperadas de uma infecção de Covid19 (Genesen).

Um comentário em “Olaf Scholz, Novo Kanzler na Alemanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.