Áustria: O quarto lockdown

No dia 22 de novembro, segunda-feira começa o quarto lockdown. Esse durará 10 dias e pode ser prorrogado para 20 dias, o signifca até o 13 de dezembro. A situação no país é dramática. Há na faixa de 15 mil casos de Covid19 por dia, os hospitais estão sobrecarregados, especialmente as unidades de terapia intensiva. As taxas de infecção estão muito altas. Tanto que haverá a obrigatoriedade da vacina contra a covid19, já a partir do 1º de fevereiro de 2022.

A pergunta que fica, especialmente para os leitores do Brasil é: Como pode um país rico, como a Áustria não conseguir convencer a sua população da vacina? Vamos para algumas respostas.

Manifestação anti-vacina, no Wien Mitte, ainda no verão

1. Ausência de campanha para vacinação contra a Covid19

Não houve, em nenhum momento, uma campanha esclarecedora para convencer a população da vacina contra a Covid19. O que se viu, foram alguns spots esporádicos na televisão ou posts nas redes sociais e nada mais. Isso se estende para a Alemanha.

2. Politicagem

Sim. Feito por políticos, com medo de perder votos. Existe o mito, muito difundido aqui na Áustria e se estende para a Alemanha e Suiça de que tudo que é industrializado é ruim, que tudo que é natural é o que se deve ser. Isso é amplamente difundido, especialmente pelos verdes.

Também para o pessoal da extrema-direita, que não acredita em nada da ciência. Isso se dá por um processo de “ideogilização” da imprensa, parte importante de esquerda. Essa repulsa é captada pela extrema-direita que está muito bem enraizada nas redes sociais. Basta ver a manifestação robusta que houve em Viena, com 40 mil participantes.

3. Redes Sociais

Essa possue uma bela parcela de culpa aí. Com seu modelo de negócios baseado em engajamento. Não importa o conteúdo, já que os algoritimos não decide nada, sim quem decide são as redes sociais que só querem lucrar.

Sendo assim, o pessoal está bem instalado aí, nas redes sociais. Inclusive há várias pessoas que não se informam pelos jornais, o que é um verdadeiro erro. O jornalismo deve recuperar sua credibilidade urgente!

4. Crise política

A Áustria se encontra em uma crise política muito grande, desde da primeira queda de Sebastian Kurz, em maio de 2019. Mesmo com eleições e a nova formação de governo, com os verdes, o país ainda encontrou a sua paz na política. Tanto assim, que faz um pouco mais de um mês que Sebastian Kurz renunciou por conta de denúncias de corrupção e lavagem de dinheiro.

Havia uma briga interna no partido conservador e com o partido verde para colocar medidas de contenção, especialmente com lockdown, medida impopular, que custa caro.

Por fim, resta saber se com esse lockdown pode-se salvar minimamente a estação de esqui que começaria, logo após o Natal. Esse, um fator muito importante para a economia do país, especialmente para o lado oeste.

A Alemanha colocou a Áustria como país de risco para a Covid19, de maneiras que haverá poucos turistas que virão. Um verdadeiro prejuízo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.