Hoje, 21 de maio é o começo oficial do verão na Europa. Com a campanha de vacinação bem avançada, várias restrições foram retiradas.
Cada país escolheu a sua estratégia de contenção do virus. Mas, todos possuem um ponto em comum: os testes de covid19 e a vacina. Com esses dois pré-requisitos, os europeus podem acessar serviços, como gastronomia ou atividades culturais ou esportivas. Podem também viajar para outros países da União Européia.
A variante Delta
Apesar das boas prospecções, a variante delta do vírus causa preocupação. Ela foi descoberta na Índia e rapidamente se espalhou mundo afora.
Agora na Europa, o vírus começou a se propagar na Grã-Bretanha*. O país se viu obrigado a adiar a reabertura total. O objetivo é adiantar a vacinação, o mais rápido possível e tentar preservar os hospitais, especialmente as unidades de terapia intensiva.
Outros países também foram pego de surpresa. Portugal que possuía de uma situação boa, em relação ao vírus. Mas, com a chegada dos turistas, especialmente os britânicos, o quadro mudou radicalmente.
O governo de Lisboa resolveu cercar a cidade, no último fim de semana. Também ampliou o acesso aos testes de Covid19, nas farmácias e também pretende acelerar a campanha de vacinação.
Com as férias chegando, Portugal quer ser um destino seguro para os turistas do norte da Europa.
Na Áustria: a briga das máscaras
Na Áustria, mais de 50% da população já recebeu pelo menos, uma dose da vacina. As perspectivas para o verão são boas.
O Primeiro-Ministro Sebastian Kurz inclusive anunciou no fim de semana, a possibilidade já no mês de julho de retirar a obrigatoriedade das máscaras nas lojas.
Especialistas alertam de um possível aumento de número de casos de Covid19, em função da variante Delta.
O Ministério da Saúde inclusive quer aumentar a oferta de testes de Covid19, os testes de PCR para todo o país.
A grande pergunta que fica é como passaremos o verão 2021. A expectativa é de não termos a mesma má surpresa, do ano passado, no Natal, quando a mutação britânica, agora variante Alfa, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.