Mais uma vez, a vacina da AstraZeneca no meio do furacão. A Comissão de Vacinação da Alemanha decidiu limitar o uso da vacina somente para pessoas acima dos 60 anos.
O motivo seria “pouca probalidade, mas se acontece, há trombose severa” após ser tomada a dose da vacina entre o quarto dia até dezeseis dias depois da vacina. O Instituto Paul Ehrlich apresentou um relatório com 31 casos de trombose.
A Agência de Medicamentos da Europa – EMA afirma que a vacina da AstraZeneca é segura. Mas, os cientistas da Universidade de Medicina de Greifswald parecem ter encontrado o problema.
Andreas Greinacher, chefe do setor de transfusão dessa universidade acredita que a vacina causa uma espécie de super reação das plaquetas. Ainda precisa-se investigar.
Isso representa um duro golpe na campanha alemã. Como em outros países da União Européia, o número de casos de Covid19 e mutações sobe.
Vários estados alemães suspenderam o uso da vacina AstraZeneca e aguardam uma decisão do governo federal. O DricaRibas vai estar de olho.