Desde de sexta-feira, líderes dos países membros da União Européia discutem sobre o “Euro Fonds”. A reunião de cúpula ainda não acabou e um possível acordo ainda está longe.
Euro Fonds é um fundo de ajuda para reconstruir as economias dos países membros, especialmente os do sul da Europa, como Itália e Espanha, duramente afetados pela Covid19. Esses países exigem um crédito, sem nenhuma garantia, para reativar suas economias. Essa tese também é defendida pela Alemanha e França.
Já o outro grupo, defende a ajuda financeira, mas com condições, como um empréstimo com juros. Desse grupo fazem parte, Áustria, Holanda e Suécia. Esse grupo acredita que precisa dar uma satisfação aos pagadores de impostos de seus países e não simplesmente “doar” dinheiro.
Essa briga reflete bem, as mentalidades políticas entre o sul e norte da Europa. No sul, há a crença que os estados são um bolso sem fundo, que não existe a responsabilidade fiscal, ou seja, os gastos do estado não importam. Quem não se lembra da cultura da inflação?
No caso do norte da Europa existe esse responsabilidade fiscal, aliada a cobrança da população, que passou maus momentos no passado, com guerras. E parte da população do centro norte da Europa simplesmente não aceita simplesmente “dar” dinheiro para o sul. E isso gera seguramente, muitos problemas e ressentimentos.
Com certeza é fundamental que os países membros cheguem a um acordo, para reconstrução econômica do bloco. Neste momento que o DricaRibas escreve esse texto, bons textos da imprensa germanofona falava de um possível acordo, onde se mistura crédito com juros camaradas.
A Pandemia da Covid19 ainda está longe de acabar. Nos últimos dias, houve um aumento importante de casos, em toda Europa. A melhor forma de combater o vírus é a união.
Fontes: http://www.orf.at e http://www.ard.de.