No fim de semana, eu estava conversando com uma amiga de Brasília . Ela é profissional liberal no Brasil e me contou com um cliente dela passou mal, com sintomas da Covid19. Ele foi ao Hospital das Forças Armadas para fazer o teste para a Covid19. Não conseguiu, tentou com um número telefônico do Ministério da Saúde, também não conseguiu. Com muito esforço, ele conseguiu finalmente fazer o teste num laboratório privado da cidade, o Sabin. Vai ter que esperar até sexta-feira para o resultado. Enquanto isso, ele está de quarentena e torcendo para o vírus seja leve.
Aí, pelo meu lado curioso de repórter, eu resolvi estudar a homepage da Ministério da Saúde. Os dados de ontem, dia 11 de maio, apontam que há 168.331 infectados. Pela primeira vez, eu vi número de pessoas curadas, essas são 67.384, o que é uma boa noticia. Número o de mortos são 11.519.
O grande problema aí é que esses casos são sub-notificados. Primeiro pela dificuldades de se fazer o teste, como eu coloquei no primeiro parágrafo do post e também pelo desinteresse do governo de encarar o problema, como ele é de fato, uma tragédia na saúde e um desastre na economia.
Mas, o governo não está sozinho nessa. Governadores, prefeitos, deputados estão se aproveitando da Covid19 para fazer politicagem. Um lado grita “lockdown”, e outro lado acredita que retornado a vida, tudo ficará bem, o que não ficará.
O grande problema que temos é que nossos políticos vivem em permanente campanha eleitoral. Acreditam que um pouco de politicagem, o problema se resolverá.
De acordo com o noticiário daqui da Europa, o impacto econômico é arrasador e que recuperação será lenta, mesmo para países ricos e desenvolvidos, como Alemanha e Áustria.
O que será do Brasil? Difícil prever, mas somente politicagem desta vez não será o suficiente….
Fonte: Ministério da Saúde do Brasil http://www.saude.gov.br