Ontem, o Parlamento Britânico decidiu por um “Backstop” com regras para a fronteira com a Irlanda do Norte, uma espécie de nova negociação, o chamado de “Brexit-Deal”, com a União Européia.
Para o lado da União Européia, a Assessoria de Imprensa do Presidente da Parlamento Europeu, Donald Tusk disse que o Brexit com acordo é a melhor opção e que alguma possibilidade de negociação não seria possível, já que as mesmas estão concluídas com o 27 países membros.
Em entrevista ao canal austríaco ORF, o Primeiro-Ministro Sebastian Kurz disse, que uma reabertura de negociação sobre o Brexit estava fora da realidade.
Já faz algumas semanas, que a imprensa daqui anda falando sobre Brexit sem acordo. Inclusive tem um vídeo no o DricaRibas TV sobre o assunto:
E aí fica pergunta: O que é o Backstop? Com a saída da Grã-Bretanha da União Européia, no dia 29 de março, haverá uma fronteira com a Irlanda do Norte, que é membro da UE. Sendo assim, o backstop seria uma espécie de “zona de segurança” entre a Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Essa zona de segurança também incluiria uma facilidade para o trânsito de mercadorias.
Essa idéia é vista como positiva, para ambos os lados. Vamos ver qual serão os próximos passos desse divórcio super difícil. O DricaRibas continuará acompanhando.