Muitos no Brasil acharam o discurso do Presidente Bolsonaro fraco, por ser a primeira aparição internacional no Fórum Econômico, em Davos, na Suiça.
Na leitura do DricaRibas, o discurso do Presidente foi realista, de acordo com a perspectiva política brasileira e pela própria perspectiva do Bolsonaro, que não é bom em retórica. Ele não quis errar. Vale lembrar os recuos, dos primeiros dias de governo.
Já para o público europeu, o discurso foi fraco. Aqui o público é mais sofisticado e exigente e gosta e está acostumado a discursos mais elaborados. Eu encaro isso, como uma nuance cultural.
Na avaliação DricaRibas, o Presidente poderia ter sido um pouco mais enfático, no ponto de vista das reformas estruturais e meio ambiente. Claro, que não seria possível detalhar, por exemplo, a Reforma da Previdência. Sobre a questão do meio ambiente, ele deveria dar exemplos concretos. Desde de sua posse, a imprensa germanófona veincula várias reportagens sobre a Amazônia e preocupação de como o novo governo vai atuar na preservação do meio ambiente. A sinalização de que não deixará, o acordo de Paris, já é bem vista, por aqui.
O positivo do discurso foi enfatizar a abertura da economia brasileira. Isso é uma boa sinalização para os investidores. Claro, que será necessário esperar com o tempo, para ver como o Governo Bolsonaro avançará nesta direção.
Para concluir, o DricaRibas recomenda que vocês dêem uma olhada, no Twitter do Fórum Econômico Mundial. Está em inglês “World Economic Forum”. Vale a pena, se vocês aprendendo inglês.
Artigo sobre o discurso do Presidente Bolsonaro no SRF, site de notícias do canal público da Suiça. Texto em alemão: https://www.srf.ch/news/wirtschaft/rede-am-wef-bolsonaros-werbespot-fuer-ein-neues-brasilien
Página do Fórum Econômico: https://twitter.com/Davos