A proibição do uso do véu em escolas e creches na Áustria

Gostaria de compatilhar com os amigos leitores, esse assunto que está movimentando a sociedade austríaca, seja na imprensa, redes sociais ou conversas de rua.

Na semana passada, o governo apresentou um projeto de lei para proibir o uso do véu nas escolas e creches. Em outras palavras, proibir que meninas comecem a usar o véu, especificamente as meninas de famílias mulçumanas. Sendo assim, essas meninas estariam mais “aptas” a se adaptar à sociedade austríaca.

O assunto é polêmico.Vejam alguns aspectos:

– feministas alegam que as mulheres devem escolher, se querem ou não usar o véu;

– os religiosos mulçumanos acreditam que essa proibição atenta contra a tradição da religião, em si;

– muitos austríacos, ou europeus de modo geral são a favor dessa proibição, já que mulheres européias quando viajam a países mulçumanos, elas são obrigadas a usar o véu;

O projeto têm chances de se aprovado, já que o governo, além dos deputados dos partidos da coalizão, conta também com vários deputados da própria oposição. Para que o projeto vire lei, o governo precisa de dois terços do parlamento.

Aqui, no blog, a gente se pergunta se efetivamente essa proibição facilitará a integração dessas meninas à sociedade. Com certeza, um fator muito importante é o aprendizado da língua alemã. Para isso, as escolas, pelo menos, as de Viena já oferecem aulas de reforço, em alemão.

Por fim, como vários analistas políticos daqui comentaram, esse projeto trata de uma satisfação ao eleitorado, especialmente o de extrema-direita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.