Juliana Marins foi encontrada morta no monte Rinjani, um vulcão na Indonésia. Ela caiu de uma altura de 600 metros quando participava de uma excursão e gerou uma enorme repercussão quanto ao turismo na natureza, em trilhas difícies.
Assim que Juliana caiu, equipes de resgastes tentaram salvá-la, mas as condições climáticas não eram favoráveis. A família acusa de “negligência” pela demora pelo resgaste.
O caso gerou uma grande comoção, especialmente no Brasil, com um questionamento relacionado a segurança neste tipo de turismo, considerado de aventura.
Trilhas de aventura na Ásia
Lugares na Ásia para turismo de aventura são bem conhecidos na Europa. Um dos locais mais queridos e buscados pelos europeus é justamente o Monte Everest, no Himalaia.
Ao mesmo tempo, as trilhas e excursões aí são muito conhecidos por serem precários e exigirem muito preparo físico e bons equipamentos para todas as adversidades meteriológicas. É sobre isso que comento no vídeo abaixo:
Trilhas na natureza e segurança
Ao fazer excursões na Natureza, não importa onde é, é importante levar em conta:
- o uso de tênis e roupa adequada à excursão e previsão do tempo. Nos alpes é sempre importante estar com uma capa de chuva leve, mesmo no calor. O tempo nos alpes muda muito rapidamente;
- Veja sempre a previsão do tempo! E esteja com a roupa adequada para a situação;
- Leve comida e água o suficiente para a duração do passeio;
- Sempre se informe sobre o passeio e especialmente pela trilha que escolhida. Nos alpes, as caminhadas começam bem cedo, pela manhã e devem estar concluídas no máximo às 16:00 horas, antes de escurecer;
- Se a trilha estiver na Ásia, como foi no caso da Juliana, ou lugares exóticos, procure se informar bem e sobretudo, não se separe do grupo. Isso é muito importante!