Eu me lembro do meu português com sua caixinha com todos os recibos do INSS – Instituto Nacional de Segura Social. Como estrangeiro, ele tinha o seu benefício cortado de tempos em tempos e tinha que levar a famosa caixinha para provar que ele tinha a documentação em dia.
Também me lembro bem, a quantidade de escândalos envolvendo o INSS. Nada de novo! Agora, a diferença é a dificuldade de muitos aposentados a acionar as suas contas, já que tudo é feito através do portal gov.br. Muitos não têm nem acesso a internet e nem sabe como fazer.
De acordo com o portal Metrópolis, a farra dos descontos nas aposentadorias começou ainda no governo Bolsonaro e continuou no governo Lula 3. A arrecadação das entidades com descontos de mensalidade subiu de R$ 544 milhões em 2021 para R$ 2,1 bilhões em 2024. Clique aqui para ver a reportagem.
Descaso com os idosos
Normalmente, eu não costumo trazer assuntos de política brasileira para o Vida Europa, mas isso me chamou muito atenção e sobretudo de como tratamos os nossos. Aliás, há uma operação “abafa” por parte da imprensa comercial. Vejam o vídeo: