Mais Jornalismo e menos ideologia. Clipping Vida Europa #2

No último fim de semana, eu recebi uma Newsletter do jornal Falter. É um jornal, aqui de Viena, que eu leio já faz alguns anos. Ele é de orientação de esquerda, o que a princípio não é um problema. O grande questão é quando a linha ideológica do jornal e de jornalistas saltam à realidade.

E foi exatamente o que aconteceu com este episódio de podcast do Falter sobre Lula e sul global. Não vejo como ruim qualquer assunto relacionado ao Brasil ou a Lula seja retratado na imprensa europeia. O constrangedor foi ver um jornalista e um professor da Universidade de Viena “justificar” o sul global em nome “proteger o Brasil ou América Latina” contra o capitalismo. Lá no Vida Europa, eu tenho um vídeo que eu comento sobre as teorias do sul global, clique aqui.

Informação em primeiro lugar

A Europa está polvorosa depois que a Meta retirou as agências de fast-check do Facebook e Instagram. Eu sempre fui muito crítica a este tipo de serviço, especialmente por ele ser controlado por agências de jornalistas, muitas vezes bem ideológicos, ou até mesmo com censura de governos.

Censura nunca foi forma de conter a desinformação, pelo contrário. Basta ver que os efeitos foram nulos, já que Donald Trump volta com muita força à Presidência dos Estados Unidos e partidos de extrema-direita ganharam o força na Europa. Basta ver o resultado das eleições aqui na Áustria, onde o FPÖ ficou em primeiro lugar.

Por outro lado, ver Elon Musk, dono do X apoiar um partido de extrema-direita como o Afd na Alemanha, não é um sinal.

Houveram vários jornalistas de esquerda de língua alemã, bem como instituições de ensino saírem do X. Eu vejo como um erro. Elon Musk não está interessado em “ideologia” e sim no seu business, exatamente como Mark Zuckenberg da Meta.

A hora é vir com jornalismo de qualidade, através das redes sociais e trazer informações. Canais públicos abriram contas em redes sociais de jovens, como Instagram e Tik Tok. A ideia é trazer os jovens para o jornalismo de informação. Veja aqui o perfil do Tagesschau, principal portal de notícias da Alemanha, no Instagram.

Iniciativa Clipping Vida Europa

Este ano, eu comecei a iniciativa “Clipping Vida Europa” no Vida Europa. Um vez por semana, às terças-feiras, entre 08:00 e 09:00 da manhã, eu estarei ao vivo no meu canal no You Tube para a leitura do noticiários nos principais portais de notícia da Áustria e Alemanha.

Brasileiros que vivem na Áustria e Alemanha, pessoas que estão aprendendo alemão e todos aqueles que querem saber como a política na Europa central funciona:

Para conhecer os meus ebooks, clique aqui.

Posts recentes

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.