As negociações para um futuro governo na Áustria entre os conservadores, OVP, sociais-democratas, SPO e Neos, liberais falhou. Logo em seguida, após a retirada dos liberais das negociações, os conservadores e sociais-democratas ainda tentaram negociar um novo governo. Ambos os partidos não chegaram a nenhum acordo e o então PM, Karl Nenhammer renunciou.
A questão do orçamento
O grande ponto de discórdia entre os partidos foi o orçamento. Já para o ano de 2025, o próximo governo austríaco deve economizar 4,4 bilhões de euros, além de evitar as multas da União Europeia de não respeitar as regras orcamentárias.
Haverá coalizão com a extrema-direita?
Na eleição do parlamento que aconteceu no fim de setembro e foi o partido da extrema-direita, FPO que ganhou esta eleição com o maior número de cadeiras. Sobre esta eleição, eu comentei tenho vídeo no Vida Europa, clique aqui.
Desde então, uma negociação sobre uma possível coalizão entre os conservadores, sociais-democratas e liberais começou para evitar um possível Kanzler da extrema-direita, neste caso, Hebert Kickl. Há solução? É o que eu comento no vídeo abaixo, no Vida Europa:
Para conhecer os meus ebooks, clique aqui.