Este ano, 2024, o meu Natal foi com neve! Para aqueles leitores que seguem há mais tempo, sabem que meu marido vem do estado de Vorarlberg, o estado mais ao oeste de Viena, ao lado da Suíça.
Mesmo que a Áustria seja um país bem pequeno, menor que o estado de Santa Catarina no Brasil, há uma diferença muito grande entre o leste e o oeste. E fora de Viena, a capital que possue mais de dois milhões de habitantes, a vida fora daí, em cidades pequenas ou vilarejos nos alpes é complentamente diferente. Vejam o vídeo que eu gravei mostrando a cidade de Feldkirch, em Vorarlberg.
Vida nos alpes para estrangeiros
Podemos comparar com a vida nas cidades pequenas no Brasil, onde todos se conhecem e de que alguma maneira, você que não nasceu aí, o título de “forasteiro” vem quase que imediato.
No caso dos alpes, além desse título de “forasteiro”, há todo um modo de vida com muitas regras a serem seguidas e sem contar a questão dos dialetos. A língua alemã que se aprende nos cursos é usada quase na televisão ou rádio. Na vida real, os austríacos falam entre si em dialeto.
Mesmo que o estilo de vida seja um pouco difícil, pelo menos para mim que sou uma pessoa de cidade, os alpes austríacos são belíssimos e possuem várias opções de caminhada!
Dois vídeos sobre Voralrberg no Vida Europa
Para o Natal 2024, eu gravei dois vídeos para o Vida Europa. O primeiro foi com a neve em Voralrberg:
O segundo vídeo, eu mostro como é a vida nos alpes austríacos, bem diferente de Viena. Assistam!
Para conhecer os meus ebooks, clique aqui.