Já fazia um tempo que eu queria trazer este tema aqui, para o Blog Vida Europa. Desde de 2020, eu comecei a estudar Marketing Digital por conta da queda de visitas do meu antigo website, o DricaRibas, Observações Cotidianas.
Para mim era essencial entender essa mudança dos uso das redes sociais. Essas se transformaram de aplicativos de troca de mensagens entre pessoas para uma vitrine de negócios e ideias.
Claro que essa transformação foi acelerada com a Pandemia de Covid19 que empurrou todos a irem para o mundo digital, por conta dos lockdowns. E isso trouxe para muitas pessoas a praticidade de comprar os seus produtos online e tê-los no conforto da sua casa.
Quanto aos serviços, isso inclui cursos e infoprodutos, isso também trouxe uma maneira de se ganhar dinheiro. Neste ponto há uma diferença importante entre a Europa e o Brasil.
No Brasil, o marketing digital sempre focou na venda mais agressiva, não necessariamente se preocupando se o produto e o serviço sejam necessariamente de boa qualidade, diferente na Europa. Aproveitem para assistir o vídeo que eu fiz sobre a diferença entre “Gestão de Tráfego” e “Gestão Orgânica”, clique aqui.
No Velho Continente, a prioridade sempre foi a qualidade, até porque os europeus, especialmente os do centro-norte da Europa sempre foram muito mais questionadores que os brasileiros. E essa é a principal diferença do Marketing Digital entre o Brasil e a Europa e é essa sobre essa diferença que eu discuto na live “Papo Vida Europa” #36. Assistam:
Para conhecer os meus ebooks, clique aqui.