Como fica a Europa com a vitória do Donald Trump?

A vitória de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos era mais ou menos esperada aqui na Europa. Mesmo que alguns jornalistas, mais ideologizados ainda esperassem alguma vitória de Kamala Harris, havia um consenso que isso não poderia acontecer.

O que eu observei é que muitos jornalistas e perfis em redes sociais começaram a distorcer a vitória de Trump, inclusive sugerindo que a queda do governo na Alemanha foi ocasionada pela vitória dele. Isso não é verdade e nesse vídeo, eu explico quais as reais razões para a queda do governo na Alemanha, clique aqui.

Pesquisas infladas para Kamala Harris

O que chamou muito a atenção aqui na Europa que a diferença entre Donald Trump era muito maior do que aparecia nas pesquisas. Os meios de comunicação daqui se baseavam nessas pesquisas para fazer as suas análises.

Mesmo assim, quase todos os veículos de comunicação na Europa explicaram o diferente sistema eleitoral diferente baseado na “Colégio Eleitoral” onde o candidato deve ter 270 delegados, independendo que se ganha no voto popular. No caso de Trump, para essa eleição, ele ganhou nos dois. Nesse vídeo, eu explico como funciona o sistema eleitoral nos Estados Unidos, clique aqui.

Minha última live no Vida Europa, eu comentei sobre as expectativas da Europa em cima da volta de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, assistam:

Se você quiser ver as versões mais curtas, clique aqui e aqui.

Para conhecer os meus ebooks, clique aqui.

Posts recentes

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.