Na partida da Eurocopa da Turquia contra a Áustria, no 3 de julho, em Leipizig, na Alemanha, o jogador turco Merih Demiral, para comemorar a vitória de 2-1, fez um gesto com a mão, simbolizando um lobo “Wolfsgruss” que remete a uma associação de extrema-direita turca.
O gesto não agradou as autoridades alemãs que começaram as investigações. Essa associação que faz parte de uma série de partidos de ultra-direita que apoia o Presidente turco Erdogan. Inclusive essa saudação está proibida na Áustria, desde de 2019.
Por outro lado, um grupo de torcedores austríacos cantaram “Ausländer Raus” – versão da música francesa “L’amour toujours”. Desde que apareceu nas redes sociais, a música vem sendo cantanda e causando uma grande discusão. A polícia já começou investigação, embora os torcedores “estivessem cantando” a versão francesa.
Complexa relação
Ambos os casos mostra a difícil relação entre turcos com austríacos/alemães, muito instrumentalizada pelos políticos populistas desses países. Sobre isso, eu faço uma análise no vídeo abaixo:
Eu ainda comento como essa “relação” foi contaminada. Assistam o vídeo abaixo:
Conheça os meus ebooks clicando aqui.