Show na política austríaca: de olho na eleição em setembro

A eleição do parlamento austríaco está marcado para o 29 de setembro. De olho nisso, os políticos já estão esquentando as turbinas. Foi exatamente nessa perspectiva que a Ministra do Meio-Ambiente, Leonore Gewessler do Partido Verde deu o seu aval para a lei de reflorestamento, a nível União Europeia contrariando o acordo prévio com o partido parceiro de governo, ÖVP – Österreichische Volkspartei, o partido conservador.

A atual coalizão é composta pelo partido verde, Grüne Partei e o partido conservador, ÖVP. De acordo com a imprensa austríaca, a Ministra não respeitou o contrato de coalizão com os conservadores, que não estavam de acordo com essa lei reflorestamento.

Quais são consequências?

Durante quase um dia, parte para imprensa austríaca falou sobre uma possível “queda” de governo. Na prática, não fará nenhuma diferença. O parlamento será dissolvido de qualquer maneira, com o fim do período da legislação do governo atual. Se será agora ou no fim de agosto, não faz nenhuma diferença.

O que está em jogo é a eleição do Parlamento e uma melhor colocação nas pesquisas. Na eleição do Parlamento Europeu que aconteceu no último 9 de junho, o partido convervador, ÖVP, com 24,50% ficou em segundo lugar por apenas um ponto de diferença, em relação ao partido da extrema-direita, o FPÖ, com 25,40%. O que acabou sendo um bom resultado para os conservadores. Sobre o resultado da eleição do Parlamento Europeu, eu escrevi aqui. Para ver o resultado do Parlamento Europeu para a Áustria, clique aqui.

Já o resultado para os verdes não foi bom. Durante a campanha surgiu várias denúncias de difamação contra a cabeça de lista do Partido Verde, Lena Schilling. Supostamente, a candidata teria espalhado várias “fofocas” contra vários políticos do próprio partido e jornalistas.

Houve o debate muito grande relacionado sobre as denúncias, até que ponto seriam “denúncias” ou se estaria ferindo os dados pessoais da candidata.

A parte do debate, esse escândalo repercutiu mal na campanha dos verdes, fazendo o partido perder uma cadeira, em relação a eleição passada. Veja o resultado aqui.

O governo austríaco ainda segue

No momento em que eu escrevo esse post, o governo austríaco segue. Não acredito que o esse governo será dissolvido por algum “escândalo”, até porque, como eu escrevi no começo deste post, o parlamento será dissolvido.

Pode acontecer alguns “casos” e “situações” para que os políticos consigam agariar votos. Vale lembrar também que a prioridade agora, para os austríacos, é o verão.

A campanha eleitoral para o parlamentto de fato só começa, em agosto, quando o verão passar.

Para conhecer os partidos políticos austríacos, eu tenho uma playlist no meu canal no YouTube, o “Vida Europa”. Clique aqui

Clique aqui para conhecer os meus ebooks.

Posts recentes

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.