Resultado da Eleição do Parlamento Europeu: Centro-Direita prevalece

Os europeus dos 27 países membros da União Européia escolheram os 720 representantes para o Parlamento Europeu entre o 6 a 9 de junho. E tudo transcorreu de forma pacífica!

Como eu sou cidadã portuguesa vivendo em Viena, eu votei para o Parlamento Europeu. Havia muita gente, mas sem filas. A participação foi de 51,01%, um leve aumento em relação ao ano de 2019, quando a participação foi de 50,66%. Veja aqui.

Recados dos europeus para os políticos

A eleição do Parlamento Europeu serve para os europeus darem seus recados aos seus políticos. Havia uma expectativa muito grande em relação a um aumento dos partidos da extrema-direita. Mas, isso ficou abaixo do esperado.

Aqui na Áustria, país onde eu moro, o partido da extrema-direita, o FPÖ ficou em primeiro lugar, mas abaixo do que se mostrava nas pesquisas de intenção de voto. Vejam o que as pesquisas mostravam antes da eleição do parlamento europeu:

As pesquisas mostravam que o FPÖ, partido da extrema-direita, ficaria em primeiro lugar, com até 3 pontos em relação ao SPO, o partido de esquerda. Mas, finalmente o resultado final foi um pouco diferente.

Finalmente, o FPÖ ficou em primeiro lugar, mas com uma pequena margem de diferença em relação ao ÖVP, partido conservador, com uma pequena margem de diferença de um ponto. O SPÖ ficou em terceiro lugar. A Áustria terá eleições parlamentárias em 29 de setembro. Vou cobrir essa eleição e vamos ver qual será o resultado e quem será o finalmente o Primeiro-Ministro para o país alpino.

Outros países europeus

Na Alemanha, o partido conservador Union ficou em primeiro lugar. O partido da extrema-direita o Afd ficou em segundo lugar:

O atual governo alemão composto pela coalizão entre o SPD, esquerda, Gruen, verdes e os liberais FDP perdeu massivamente a confiança dos alemães. Mas, ao contrário da França, ainda não haverá eleições para o parlamento. A próxima eleição para o parlamento nacional na Alemanha está marcada para outubro de 2025.

Na França, o Presidente Emmanuel Macron dissolveu o parlamento após uma derrota de sua lista, a Renaissance. Rassemblement nacional, o partido de extrema-direita na França conseguiu o dobro de cadeiras, no total de 30 contra as 13 do Renaissance. Veja aqui.

Analistas políticos consideram a manobra arriscada. Vou acompanhar essa eleição que será em dois turnos, 30 de junho e 7 de julho, como mostra o xweet do Ministério do Interior francês:

A configuração do Parlamento Europeu 2024

O novo parlamento ficou com a seguinte configuração:

Ao contrário que parte da imprensa brasileira divulgou, não foi a extrema-direita que ganhou a eleição e sim a Centro-Direita, o PPE. Outro ponto que vemos é que as esquerdas, especialmente os verdes perderam muitas cadeiras, em relação a eleição passada.

A razão disso sedá pelo cansaço das pautas wokes, muito delas impostas, sem um diálogo claro com a população. Pelo lado do partido verde, a razão é o fracasso dos protestos de rua, em estilo “trancar o trânsito” com o uso de cola Super Bonde nas mãos em horários, além de ações de “jogar tinta” em quadros famosos nos principais museus na Europa.

Aqui no Blog “Vida Europa”, eu vou continuar seguindo esses assuntos e vou trazer mais análises e estarei de olho nas eleições na França e na Áustria. Aproveitem para ver esses dois vídeos no meu canal. O Primeiro é sobre a força da extrema-direita na Alemanha e na Áustria:

E segundo vídeo é sobre a análise do resultado do Parlamento Europeu, na live “Vida Europa”:

Clique aqui para conhecer os meus ebooks.

Posts recentes

Um comentário em “Resultado da Eleição do Parlamento Europeu: Centro-Direita prevalece

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.