Em tempos de redes sociais, onde todos postam o que quer, muitas vezes é dificil saber o que é realmente relevante ou não.
No caso especial do Brasil, onde o hábito de leitura é raro, qualquer se “acha” na autoridade de falar o que se quiser, com o objetivo de viralizar nas redes sociais. É o antigo: falem de mal, mas falem de mim!
Esse foi o caso de um certa celebridade que relativizou o uso do filtro solar e com isso melhorou o seu melasma. Não vou entrar nos detalhes médicos. Até porque, o uso do filtro solar no Brasil, um país tropical, com o sol forte, a maior parte do ano, salva vidas contra o câncer de pele. O verdadeiro problema.
O melasma são manchas que aparecem no rosto por várias questões, que pode ser por idade, questões hormonais e outros motivos. A melhor maneira de se detectar o problema é ir ao médico. O principal é cuidar contra o aparecimento do câncer de pele!
O uso do filtro solar na Europa
Depois do tema viralizar no Brasil, perfis de brasileiros nas redes sociais na Alemana e Áustria começaram a relativizar o uso do filtro solar, na Europa, com a “desculpa” de que há pouco sol.
Certeza, pelo fato de estarmos no hemisfério norte, há menos sol que no Brasil. Mas, isso não significa que não se deve usar o filtro solar na Europa central.
Só na Alemanha, desde de 2002 houve um aumento de 75% dos casos. Para ler o texto em alemão, clique aqui. Mesmo no inverno, uma excursão com neve e sol, é necessário o uso do filtro solar. A neve reflete os reflexos do sol, do mesmo jeito que a areia. Para entender o assunto, veja o vídeo que eu gravei sobre o assunto:
Demartologistas na Áustria e Alemanha
Aproveito também para explicar sobre os dermatologistas na Áustria e Alemanha. Aqueles que possuem o plano de saúde de ambos países, podem utilizá-lo, marcar uma consulta e fazer o seu controle com um aparelho chamado “Hautscreening”. Vejam o vídeo abaixo que eu explico:
Conheça os meus ebooks clicando aqui.