O governo brasileiro cancelou o programa de enfermeiros brasileiros na Alemanha. Eu vi essa notícia no Deustch Welle em português, no 27 de maio. Eu tinha gravado um vídeo no meu canal no Youtube, o Vida Europa, onde eu explicava dessa parceria entre ambos os governos.
Na Alemanha há um déficit muito grande de enfermeiros nos hospitais e isso se intensificou durante a Pandemia de Covid19. Há um cálculo que faltará até 2049 mais de 280.000 enfermeiros na Alemanha. Veja o link, em alemão, com a proposta de trabalho de enfermeiros na Alemanha.
Cancelamento do programa com a Alemanha
Como eu tinha gravado um vídeo no meu canal no YouTube explicando sobre esse programa de Enfermeiro Brasil-Alemanha, então nada mais justo que fazer o follow up a notícia. Aí está o vídeo, onde eu explico a razão desse cancelamento. Vejam o vídeo:
Por que eu fiz esse tema?
Mesmo morando em Viena, capital da Áustria, eu vi essa notícia no Deustche Welle em português colocada como muito “simples” vir para a Alemanha e trabalhar lá como enfermeiro. Então, eu resolvi dar uma olhada e observei que a coisa era bem burocrática, bem parecida com a Áustria.
Tenho bons amigos alemães que sempre me contaram sobre as burocracias na Alemanha, o que se confirmou nesse caso. Vale lembrar que o DW em português costuma ser um pouco ideologizado, diferente do DW em inglês ou alemão.
Áustria possue o mesmo problema, com a falta de enfermeiros?
A Áustria possue o mesmo problema que a Alemanha, mas a estratégia é outra. Eu também gravei um vídeo explicando qual é a estratégia do país alpino:
Conheça o meus ebooks clicando aqui.