Existem culpados na enchente no Rio Grande do Sul?

Depois que o show da Madonna na praia de Copacabana passou, a imprensa brasileira finalmente acordou para as enchentes do Rio Grande do Sul. Mas, a forma como está tratando o assunto não parece ser a forma mais profissional possível. Gravei um comentário no meu canal a respeito.

Aqui na Europa, especialmente no verão, ocorre as chuvas de verão, cada vez mais fortes e com consequências dramáticas. No verão de 2021, na Alemanha Rheinland-Pfalz e Nordrhein-Westfalen choveu tanto que as cidades foram literalmente engolidas pela água. Sobre o assunto, escrevi esse post, basta clicar aqui.

O grande desafio sobre essas tragédias é que com as mudanças climáticas, tanto a infraestrutura das cidades, como o sistema de alerta já não são suficientes para conter a água. Seja no sistema de escoamento como no alerta para a população deixar os seus domicílios.

A grande discussão é sobretudo preparar os bombeiros e um serviço de proteção aos cidadões, o que se chama em alemão, o Zivilschutz. Clique aqui para Áustria ou Alemanha. Esse serviço consiste em preparar a população para todo tipo de problema, com inclui apagões ou enchentes.

Quem seriam os culpados?

Para atender a ânsia dos telespectadorese até mesmo, tentar entender a situação, é sempre bom achar os culpados. No caso de catástrofes naturais, nem sempre é tão simples. No caso das mudanças climáticas, a única alternativa é investir em prevenção, no que eu detalhei no parágrafo acima, e sobretudo na melhoria da infraestrutura.

E esse é o grande desafio na Brasil. Além das grandes cidades não possuírem uma infraestrutura envelhecida e ultrapassada, também há de se investir em sistema de alertas para a população. No caso do Rio Grande do Sul, o estado passou por uma grande enchente no ano passado.

Seguramente, não seria possível resolver todos os problemas de uma só vez. Mas, minimamente criar um sistema de alerta para que as pessoas possam encontrar lugares seguros através de sistema de mensagens de texto através do SMS.

O nosso grande problema é que nossos políticos estão mais preocupados em ganhar eleições para se perpetuar no poder do que se preocupar com os problemas da população. Por outro lado, a população acaba por esquecer de cobrar os seus políticos. Basta ver grandes tragédias como a de Brumadinho, que foram colocadas no esquecimento e muito por culpa da imprensa.

Veja o meu comentário no meu canal no Youtube sobre essa temática e sobretudo do ponto de vista da imprensa brasileira:

Conheça os meus ebooks clicando aqui.

Posts recentes

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.