Nesse fim de semana tivemos dois eventos completamente diferentes, mas que mostram o tamanho da divisão que o Brasil se encontra nesse momento.
O show da Madonna na praia de Copacabana era um evento totalmente desnecessário. Nada contra a cantora! Ela marcou muito a minha adolescência com suas músicas, especialmente “Like a Prayer” e “Material Girl”.
Eu também tive a oportunidade de assistir um show da Madonna em Viena, em 2006, na ilha do Danúbio. Foi um show espetacular, mas ao contrário do que foi na praia de Copacabana, o show foi com entrada paga.
18 anos se passaram e Madonna envelheceu. Eu vi que a produção do show anunciou que se utilizaria playback. Por um lado, entende-se pelo fato da passagem do tempo para Madonna. Por outro lado, será que um show que custou quase 60 milhões de reais merece playback?
Na prática, Madonna não encheria nenhum estádio na Europa, máximo casas de espetáculos para os seus fãs. E isso é absolutamente normal e o mesmo acontecerá com Taylor Swift ou Ariana Grande daqui a 20 ou 30 anos.
O Rio precisava desse show?
A cidade do RJ possui vários problemas estruturais como a falta de segurança e ausência de serviços públicos. Mas, a Prefeitura do Rio alegou que poderia promover o turismo da cidade com esse concerto.
Como assim? Quem viajará para assistir um concerto da Madonna no Rio de Janeiro quando há inúmeros problemas de segurança? Nas redes sociais, milhares de pessoas relataram furtos coletivos de seus celulares. Estrangeiros definitivamente não viriam!
Eu cheguei ver que algumas pessoas chegaram a gastar 20 mil reais para assistir a Madonna! Surpreendente! Seria uma migalha de pão e circo para os cariocas esquecerem por duas horas seus problemas cotidianos que poderiam ser parcialmente resolvidos, se o dinheiro público fosse bem empregado.
De acordo com a reportagem do Splash do UOL, o total do show da Madonna na praia de Copacabana chega a 60 milhões de reais. Esses custos incluem, o cachê da cantora aque foi de 17 milhões de reais, gastos com o hotel de 4,8 milhões de reais e toda infraestrutura que inclue a construção do palco e equipamentos. Para ver com detalhes os gastos, basta clicar aqui.
Enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul
Enquanto o show da Madonna acontecia na Praia de Copacabana, os gaúchos se afundavam em enchentes históricas no estado. Uma parte da elite alienada brasileira, essa que assistiu o show da Madonna no luxo da área VIP, decidiu que esse show era “histórico”. Sem contar aqueles mais idiotizados que achavam bom os gaúchos, boa parte deles, eleitores de Bolsonaro, mereciam estar “debaixo de água”.
Essa dualidade entre esses dois eventos mostram o tanto que a nossa sociedade está dividida e quais são as prioridades dos nossos políticos, boa parte com objetivos populistas, e sem contar com a alienação de parte da nossa elite. Como preza o dito popular: “O buraco é mais embaixo”.
Para concluir esse post, minha total solidariedade com os gaúchos! Hora de virar essa polarização tóxica nojenta e colocar a mão na massa!
Meu comentário em vídeo no meu canal no Youtube:
Conheça os meus ebooks clicando aqui.