
Vejam a foto da minha gata Cookie gerada com IA do aplicativo Canva Pro. Absolutamente fascinante!
Eu estava pronta para lançar um projeto digital, até já gravando os vídeos para ele, quando eu me deparei com os vídeos produzidos pela Inteligência Artificial. Eu já tinha visto, um vídeo ou outro produzido por IA e até mesmo tutoriais a respeito. Mas até então, esses vídeos soavam muito “artificiais”, beirando ao fake mal feito.
Isso foi ainda no fim do ano passado. De repente, de janeiro desse ano para frente, os aplicativos se desenvolveram tão rapidamente e fez com que as imagens parecessem perfeitas! Como se elas tivessem sido produzidas com câmeras do mundo real. Isso me obrigou a uma reflexão e uma pausa no projeto em questão.
O lançamento dos vídeos produzidos pela Sora OpenAI fizeram a minha mente explodir! Imagine uma pessoa criativa que adora escrever histórias e de repente ver as sua histórias serem transformadas em vídeos em questão de minutos através de comandos!
A questão do direito de uso da informação.
Assim que o Chat Gpt foi lançado, em 30 de novembro de 2022, essa ferramenta buscou toda a informação da internet e isso gerou todo um debate relacionado com os direitos autorais. Até então, as informações contidas na internet era consideradas “livres”.
Para que IA gere os textos ou imagens é necessário a utilização de informações, ou seja, uma base de dados. Quais informações são livres de direitos autorais? Dentro da União Europeia, há uma proposta de lei para regulamentar o uso da IA. O objetivo é que os sistemas de IA sejam supervisionados por pessoas e sobretudo, evitar danos.
Um dos grandes desafios, é especialmente na política, com a criação de imagens e vídeos de políticos propagando fake news, com o objetivo de destruir seu adversário político, por exemplo. Quais serão os mecanismos para controlar tais imagens?
Não somente na política pode ser um grande problema. Com a facilitação de produzir imagens e vídeos através de IA, isso também pode ser um grande problema na área das artes, especialmente no cinema. Muitas pessoas podem vir a perder o seu emprego e serem obrigadas a se redirecionar profissionalmente.
Uma ajuda e tanto para pequenas e médias empresas
Se há grandes desafios para áreas da política e artes, como eu mencionei nos parágrafos acima, para pequenas e médias empresas, IA pode ser uma verdadeira mão na roda.
Especialmente para automatizar o trabalho cotidiano das empresas, bem como sua colocação no mercado profissional. Em um mundo onde uma presença virtual é obrigatória, a IA ajudará e muito na produção de conteúdo e propaganda nas redes sociais de seus produtos e serviços.
Imaginem quanto dinheiro poderá ser economizado em uma produção de um filme com IA? Por outro lado, eu sou a favor de que toda imagem, vídeo e até mesmo texto que venha a ser produzido por IA seja sinalizado para o público. Vejo como fundamental, a transparência com o público.
Quanto ao meu projeto, eu não desisti dele. Apenas, eu decidi estudar IA e colocá-la em prática, especialmente em postagens nas minhas redes sociais. Breve, meu projeto estará no ar e com IA sendo utilizada de forma ética.
Mesmo com todos os prós e contras, aqueles profissionais que não estudarem e não incorporarem a IA na sua rotina de trabalho, esses estarão fora do mercado de trabalho.
Conheça os meu ebooks clicando aqui.