Pandemia de Covid19, 4 anos depois

Agora nos meados de março, o mundo lembra os 4 anos da Pandemia de Covid19. Aqui na Europa, a gente via as imagens chegando da China e se perguntava se a coisa era realmente grave. As imagens da construção de hospitais e número de corpos sendo levados para o cemitérios chamavam a atenção.

Nínguem calculava que esse vírus chegaria no Velho Continente. Já tinha tido outras gripes, como a gripe suína, a H1N1, em 2009. Na época, vários países tomaram medidas drásticas, como a contenção de viajantes vindos dos países afetados.

Na Europa, o vírus começou a se espalhar através da Itália. Eu escrevi um post na época e no mesmo eu utilizo a palavra “Coronavírus” e não “Covid19”. Esse termo “Covid19” viria tempos depois, quando os cientistas e médicos começaram a pesquisar pelos efeitos mortais do vírus.

Milhares de mortos mundo afora

O número exato de quantos mortos da Covid19 ainda é incerto. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde foram 15 milhões de pessoas.

A parte dos números elevado de mortes, a Pandemia trouxe um impacto profundo na Europa, através dos lockdowns. Medida que foi necessária para salvar vidas, mas que ao mesmo tempo arrasou a economia.

Setores como hotelaria, gastronomia e comércio sofreram um impacto profundo, com o fechamento de milhares de negócios físicos.

Por outro lado, nesse momento, o mundo digital que estava apenas engatinhando. Ele ganhou uma versão turbinada quando todos se viram obrigados a migrar para aí, seja para fazer compras, para conversar com os seus amigos, para trabalhar. Uma mudança que mesmo após a Pandemia de Covid19, ela permaneceu forte em nossas vidas. O Homeoffice até hoje é praticado por várias empresas.

Outro impacto foi o psicológico, seja entre os jovens que perderam a sua vida social, por conta dos locdowns, seja por milhares de pessoas que perderam a sua existência. Quantos negócios físicos não resistiram aos lockdowns?

A minha entrada no Mundo Digital

Para mim também, a Pandemia de Covid19 representou uma mudança definitiva no meu lado profissional. O meu então website, o dricaribas.com entrou no ostracismo e eu precisava de uma nova orientação profissional.

Como eu não acompanhei a passagem das redes sociais de “troca de mensagens” entre família e amigos para uma vitrine de negócios e ideias, eu não sabia o que fazer.

Quando eu me formei em jornalismo, ainda na década de 90, eu tinha a intenção de ficar somente com a imprensa escrita. A parte de audiovisual nunca me interessou.

4 anos depois, eu me tornei uma amante do mundo virtual! Entrei nessa jornada digital e conquistei passos importantes! Que venham mais!

Quanto ao impacto da Pandemia Covid19, ele estará nos acompanhando por muito tempo ainda. Caberá aos governos estarem mais preparados para futuras Pandemias, que poventura ainda virão.

Conheça os meus ebooks clicando aqui.

Posts recentes

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.