O dia 22 de fevereiro de 2022, aquele mundo que conhecíamos com a configuração do fim da Segunda Guerra Mundial, não existe mais. Foi o dia que a Rússia invadiu a Ucrânia, embora a Criméia já tivesse sido anexada, ainda em 2014. Como o assunto é complexo, eu tenho uma playlist no meu canal no Youtube, o “Vida Europa”. Clique aqui.
No contexto atual dessa guerra, não há no horizonte, nenhuma solução, seja um possivel cessar-fogo ou negociação. Muito pelo contrário, o que se observa é uma corrida amartentista, algo complemente inimaginável, antes do 22 de fevereiro de 2022.
Morte de opositor russo
Vladmir Putin ao invadir a Ucrânia, não contava com a resistência dos ucranianos e de seu Presidente Volodimir Zelensky. tanto assim que a comunidade internacional se viu obrigada ajudar com armamento bélico.
Ao mesmo tempo, países europeus começaram a buscar outras fontes de energia, justamente colocando a economia russa em sérias dificuldades. A Rússia sempre forneceu seus recursos energéticos como petróleo e gás barato para a Europa.
Alexey Nawalny, principal opositor russo, já tinha sido envenenado em 2020, na Rússia. Ele fez seu tratamento na Alemanha e depois voltou para Moscou, quando foi preso logo em seguida.
Depois de vários processos na justiça russa, ele foi condenado e colocado em uma prisão na Sibéria. Ele acabou falecendo na última sexta-feira, gerando uma forte reação internacional.
Mais sobre o assunto, assistam ao meu vídeo “Guerra na Ucrânia: 2 anos depois.”