Se há uma coisa que é um grande desafio nos momentos atuais é como controlar os discursos de ódio nas redes sociais. O que são os discursos de ódio? São postagens nas redes sociais que visam atacar pessoas com palavras ofensivas e discriminatórias. Em muitos casos, pode mesmo ter ameaças de morte, o que alguns caso pode ser concretizado.
Poucos dias antes de Natal, uma moça chamada Jéssica tirou a sua vida após ser vinculada como “Affair” do Whinderson Nunes. Por conta dessa mentira, ela sofreu linchamento virtual e acabou culminando na sua morte. A mãe da menina chegou a ir as redes sociais implorando para que retirasse essa mentira das redes sociais, o qual ela não foi atendida. Para entender o caso, vejam esses dois vídeos do canal no Youtube do Ricardo Feltrin. Clique aqui e aqui.
Lei contra postagens de ódio nas redes sociais.
Desde de 2017, há na Alemanha uma lei para proibir os discursos de ódio nas redes sociais – Regeln gegen Hass im Netz – das Netzwerkdurchsetzungsgesetz (NetzDG) . Foi um momento, onde a extrema-direita estava particulamente ativa e atacando estrangeiros e mulheres. Nesse momento, a sociedade alemã discutiu amplamente sobre a necessidade de se monitorar os discursos de ódio nas redes sociais, mas proteger a liberdade de expressão, um pilar importante da democracia. Na Áustria essa lei veio um pouco mais, no ano de 2021 com o nome Hass im Netz.
No meu canal no Youtube, eu comento sobre essa lei e faço um contraponto se esse caso da Jéssica tivesse acontecido, como seria. Vejam o vídeo: