Com a chegada do verão na Europa também indica a chegada dos vários festivais culturais. Motivo óbvio: depois de meses de frio, trancados em casa, nada melhor que curtir o um espetáculo ao ar livre.
E nesse verão tem um significado muito especial, já todas as medidas de contenção do vírus da Covid19 foram retiradas. O fim da Pandemia tem sido muito comemorada pelos europeus. Basta ver o povo nas ruas, nas praças, nas piscinas públicas.
O festival “Donauinselfest”
Nesse último fim de semana, do 23 ao 25 de junho tivemos o festival “Donauinselfest” que comemorou 40 anos. O festival acontece na ilha do Danúbio com vários palcos, barracas para gastronomia e atividades de lazer.
O “Donainselfest” é considerado um dos maiores festivais culturais da Europa que pode reunir até dois milhões de pessoas.
Quanto ao financiamento, sempre houveram críticas. Opositores costumam dizer que se trata de um evento do sociais-democratas, do SPÖ, partido do atual Prefeito Michael Ludwig. O SPÖ é o partido que governa Viena desde do fim da Segunda Guerra Mundial.
Se há críticas da oposição, o sucesso de público é garantido. Só na primeira noite com o show da banda RAF Camorra, havia tanta gente que a Polícia Viena pediu para que “não viessem mais”. Mesmo com a super lotação, não houveram incidentes.
Ameaça Terrorista
Havia uma grande preocupação quanto a algum ataque terrorista. No fim de semana anterior, no centro de Viena houve a Parada do Orgulho Gay. No começo do evento, a polícia de Viena prendeu três suspeitos que pretendiam atacar os participantes. Os três cidadões austríacos de origem techechena foram presos e depois liberados por não representarem “perigo”. Eles serão vigiados pela polícia.
Houve uma comparação com o atentado que ocorreu em Viena em novembro de 2020. Nesse momento, os suspeitos também haviam sido liberados, mas não foram monitorados pela polícia, Eu escrevi sobre o assunto na época. Clique aqui.
Eu fui para o Donauinselfest?
A resposta é não. Eu estive várias vezes no passado. A última vez que eu estive faz uns cinco anos. Pessoalmente, eu não tenho nada contra esse tipo de festival, mas de alguma maneira, já não me interessa mais.
O que aconteceu é que escutei direitinho aqui de casa. Tanto assim que eu tive de dormir na sala, já que no meu quarto era como se tivesse no concerto. Eu moro perto da ilha do Danúbio.
Como é somente uma vez por ano, a gente aguenta. O mais importante é que o povo se divertiu e não houve nenhum incidente e nem ataque terrorista.
Assista a versão recente do “Donauinselfest 2024” no “Vida Europa”. Canal no YouTube:
Conheça meus ebooks clicando aqui.