Liberação da Áustria dos nazistas na Segunda Guerra Mundial

No 8 de maio, a Áustria comemora a liberação dos nazistas pelos aliados e soviéticos. O país foi ocupado por 10 anos. O lado oeste, a parte alpina foi ocupada pelos aliados e o lado leste, a cidade de Viena pelos soviéticos. Ao contrário da Alemanha que foi dividida entre a Alemanha Oriental e Ocidental, a Áustria permaneceu junta. A razão para isso não é clara.

Dos quase vinte anos que vivo aqui, eu já vários documentários, li textos e vi várias entrevistas. A única explicação plausível que encontro é a promessa que de que país não iria se aliar a OTAN. Tanto assim, que o nascimento do país Áustria está relacionado com o Pacto da Neutralidade. Esse pacto entrou em vigor no 26 de outubro de 1955 e desde de então o país alpino celebra nesse dia, a sua data nacional.

Extrema-direita em primeiro lugar nas pesquisas na Áustria

Meio que em uma sombra no passado, o FPÖ, o partido da extrema-direita se encontra em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para o Parlamento Nacional. Essa eleição está marcada para outubro do ano que vem.

O FPÖ conseguiu instrumentalizar muito a seu favor o discurso anti-vacina Covid19 e com isso conseguiu capitalizar a insatisfação popular. Leva-se também em conta que eles estão muito bem organizados nas redes sociais e conseguem espalhar muito rápido sejam narrativas e até mesmo Fake News virulentas.

Partidos tradicionais enfraquecidos

Aproveitam-se da fragilidade da social-democracia austríaca. O SPÖ encontra-se em uma briga interna pela liderança do partido para a próxima eleição parlamentar. São 3 candidatos e não se sabe quem ganhará a consulta entre os membros do partido que se encerra no 10 de maio.

Pamela Rendi-Wagner é a atual cabeça de lista e possue o apoio do SPÖ de Viena, a parte do partido mais poderosa. Não é claro de onde vem o apoio dos outros dois candidatos. O governador do estado do Burgenland, Hans-Peter Doskozil é da ala mais conservadora do partido e inclusive bem posicionado nas intenções de pesquisa para o parlamento austríaco.

O terceiro candidato é Andreas Babler, Prefeito da cidade de Traisikirchen. Ele é considerado o mais a esquerda do espectro político e é o favorito da ala jovem do SPÖ. O que é muito interessante aí é que durante a crise migratória que começou em 2015, Traiskirchen possuia o maior campo de refugiados da Áustria nesse momento e que logicamente foi bem usado pela extrema-direita para polarizar o debate público.

9 de maio: a vitória russa contra os nazistas

Na Alemanha, o 8 de maio é lembrado como a capitulação nazista. Esse ano marcado com uma reflexão em relação a Guerra na Ucrânia. Essa guerra coloca os dedos nas feridas na Europa, que até antes da invasão pareciam estar cicatrizadas.

Também coloca em questão o antigo mundo entre “esquerda” e “direita”, especialmente aquele que se formou após o esfacelamento da União Soviética, no começo da década de 90. Esse deslocamento ideológico faz com que o mundo seja dividido entre democracias e autocracias. Como a “Guerra na Ucrânia” está longe de terminar, o tabuleiro político mundial se encontra indefinido.

Com uma inflação muito alta e com os europeus, maioria de classe média, perdendo massivamente o seu poder aquisitivo faz com que políticos populistas estejam bem posicionados em pesquisas de intenção de voto para Parlamentos Nacionais, continente a fora.

No dia seguinte, 9 de maio, os russo comemoram a vitória em cima dos nazistas. Essa é uma data muito festejada na Rússia e muito bem instrumentalizada por Vladimir Putin. Vale lembrar que um dos “motivos” que levou Putin a invadir a Ucrânia foi para “desnazificar” o país.

O fato é que Putin não queria a OTAN tão perto das fronteiras russas. Além dos embates entres “bloco capitalista” e “bloco socialista”, discussões muito válidas em tempos de crise econômica mundial, a grande verdade é que Putin não queria ventos democráticos ventando em seu país.

Significado das siglas dos partidos políticos:

FPÖ – Partido da extrema-direita cuja a sigla em alemão é: Freiheitliche Partei Österreichs. Traduzido para o português seria o Partido da Liberdade da Áustria.

SPÖ – Partido de Esquerda cuja a sigla em alemão é: Sozialdemokratische Partei Österreichs. Traduzido para o português seria o Partido Social-Democrata da Áustria. Vale lembrar que na Europa central, após a queda do muro de Berlim, em 1989, a sigla “socialista” foi trocada pela “social-democracia”. Isso se dá para que a esquerda aqui se distancie de regimes totalitaristas, especialmente de Josef Stalin.

Conheça os meus ebooks clicando aqui.

Posts recentes

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.