Hora de dançar valsa?

Como eu expliquei no post anterior, a Áustria se encontra em plena estação de bailes, o carnaval daqui. Sendo assim, há vários bailes das várias associações, grupos de profissões, setores da sociedade e assim por diante.

Ontem, 18 de fevereiro foi celebrado o “Opernball”, considerado o baile chique de todos. Esse baile é da alta sociedade austríaca onde ricos, poderosos, artistas, celebridades todos se encontram aí para dançar valsa. O baile acontece no Teatro Municipal de Viena, o Staatoper que é remodelado cada ano para recerber esse chiquérrimo baile.

Ele é inclusive transmitido pelo principal canal de TV austríaco, o ORF. Durante quase três horas de transmissão, o telespectador austríaco assistiu a nata da sua sociedade que tem como ponto alto, a dança das debutantes, o começo oficial do baile.

Momento em que as debutantes, moças com pelo menos 18 anos entram para dançar a sua primeira valsa para a sociedade austríaca. Foto televisão ORF.

Guerra e Inflação

Por ser considerado o baile da alta sociedade, a entradas são caras. Uma entrada custa 315,35 €, uma mesa para quatro pessoas 840 euros. Para ver o preços e se assustar, clique aqui.

Se por um lado, há a vontade de virar a página da Pandemia de Covid19 quando a sociedade européia se viu obrigada a abdicar de sua vida social, por outro: O que festejar?

Há uma guerra na Europa onde a Ucrânia tenta não ser anexada pela Rússia onde há uma estimativa de 100 mil mortos, de ambos os lados. Com a guerra, a dependência de fontes enérgéticas da Rússia por conta de vários da Europa. Isso resultou em uma inflação de quase 10% nos países da Zona Euro e como consequência da perda de poder aquisitivo do europeu.

A crítica de muitos foi exatamente essa: festejar algo quando não há razões de se festejar. Aqueles que se a favor argumentam que a ideia não é “esquecer” o problemas e sim para espairecer, afinal de contas, os próximos tempos para Europa não serão fáceis.

Opinião da Adriana

Não é fácil afirmar qual dos lados têm razão. A guerra na Ucrânia começou ainda na Pandemia 19 e pegou todos de surpresa. Nínguem imaginava que Putin teria coragem de invadir a Ucrânia como fez.

Mesmo com os preços altos, o sentimento é que os europes tentam ter um pouco de normalidade em um momento delicado. A Pandemia já passou, mas a Guerra não.

O que as elites européias devem ter em conta é que não podemos esquecer que a crise gerada pela Pandemia e Guerra exigiram um esforço de todos.

Conheça os meus ebooks clicando aqui.

Posts recentes

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.