No último 9 de outubro foi eleição para Presidente na Áustria. Foram 7 candidatos com o Presidente atual, Alexander Van der Belle (Grüne), eleito com 56,7% do votos. Com isso não haverá segundo turno.
Em função do caos político que o país alpino viveu nos últimos anos, os principais partidos não apresentaram candidatos próprios, especialmente o ÖVP, o partido conservador. Esse passou para vários escândalos, como o Ibiza Affäre e a renúncia de Sebastian Kurz, no fim do ano passado.
Sem candidatas mulheres
Esse ano não houve nenhuma candidata mulher. Isso se dá pela conjuntura política vivida no país alpino, após vários escândalos envolvendo o partido conservador, ÖVP.
Ao mesmo tempo, todos os partidos passaram por um imenso desgaste em função das medidas de contenção do vírus da Covid19. Por consenso, os principais partidos, o SPÖ, Neos, além do próprio ÖVP decidiram apoiar o Presidente atual. O único grande partido com candidato próprio foiFPÖ com o Walter Rosenkranz.
Mesmo assim, se levarmos em conta que estamos em um país da Europa Central e até o Brasil teve duas candidatas mulheres para o primeiro turno das eleições.
Vale lembrar que a Áustria é um país muito conservador e católico, especialmente fora de Viena. Isso também contou muito para a ausência feminina nessas eleições.
Mais sobre o assunto, leia aqui.
Votos só para austríacos
Para as eleições presidenciais, bem como para o parlamento, somente cidadões austríacos podem votar. Esse é um assunto bastante antigo muito sensível.
Cidadões europeus, como é o meu caso, só vota para o Parlamento Europeu e para o distrito onde você mora.
O assunto é antigo e pelas vistas, não será resolvido tão rápido. Mais sobre o assunto, leia aqui.
Conheça meus ebooks clicando aqui.
Um comentário em “Áustria escolheu o “novo” Presidente”