Hoje, 13 de agosto de 2021 faz 60 anos que começou a construção do muro de Berlim. A decisão foi tomada, em conjunto entre o líder da Alemanha Oriental, Walter Ulbricht e da antiga União Soviética, Nikita Kruschev.
O objetivo era dividir fisicamente as duas Alemanha, a parte oriental controlada pela União Soviética e parte ocidental que foi reconstruída pelos Estados Unidos.
Logo após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida entre norte-americanos e russos. Enquanto a Alemanha Ocidental conseguiu se reerguer rapidamente, a Alemanha Oriental ficou com o modelo socialista da União Soviética.
Nesse momento, milhares de alemães já atravessaram a “divisa” para a Alemanha Ocidental, em busca de uma vida melhor.
A construção do muro foi considerado o auge da polarização entre duas ideologias distintas: Capitalismo e Socialismo. Também foi a marca da Guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética.
30 anos de Muro de Berlim
O muro de Berlim foi destituído em 9 de novembro de 1989. Tanto assim, que com a reunificação das Alemanhas, essa data se tornou a Data Nacional da Alemanha.
Logo após a queda do Muro, também foi a derrocada da União Soviética. Prova que modelo socialista não sobreviveu.
140 pessoas morreram na tentativa de atravessar o muro para ocidente.
Próximos Desafios
60 anos após a construção do muro de Berlim e 30 anos após sua desconstrução, o mundo se encontra em uma Pandemia, a da Sars Cov2, a Covid-19 e mutações que já custou a vida, de mais de quatro milhões de pessoas mundo a fora.
O mundo também se encontra com mudanças climáticas que produzem tempestades e tragédias como enchentes. Essas que também matam e trazem prejuízos milionários.
Se o socialismo falhou, o capitalismo também deve ser repensado. Um desenvolvido sustentável para todos, sem construção de muros.
Conheça os meus ebooks clicando aqui.